PINBA

Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Tecnica na Baixada Fluminense

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Uma jornada de formação humana crítica que abraça política e educação. Atuando na Baixada Fluminense, unimos saberes e desafios em parcerias interdisciplinares e projetos que vão desde Cultura até Políticas Ambientais.

O projeto de extensão intitulado “Educação e teorias críticas nos espaços formativos e movimentos sociais” resulta da necessidade e do interesse de atores organizados da sociedade civil, que trabalham com o ato educativo, por ferramentas intelectuais que subsidiem análises e argumentações críticas às teorias e práticas educativas e políticas públicas de educação em curso no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na Baixada Fluminense.
Nossa realidade se caracteriza por um contexto educacional gerador de pessoas sendo excluídas do processo formativo mais amplo, que sequer têm a oportunidade de vivenciar um aprendizado de qualidade. Diante de tal realidade, o presente projeto irá propiciar, não só o resgate histórico que levou a essa situação das práticas escolares, como a aquisição de conhecimentos básicos da abordagem crítica voltados para o desenvolvimento de sujeitos históricos e autônomos. Através da produção coletiva do conhecimento crítico da realidade educacional, o projeto se desenvolverá através de uma profícua interação da Universidade com os Movimentos Sociais: a intelectualidade acadêmica se associando à experiência empírica de lutas pela formação de sujeitos historicamente conscientes e críticos. A aproximação da Universidade dos Movimentos Sociais, que singulariza o projeto, resultará um aprendizado mútuo e novo no que se refere aos encaminhamentos das políticas públicas em educação em todos os seus níveis. Através de atividades diversas, o projeto se direciona a um aprofundamento da análise crítica sobre a realidade (com ênfase na dimensão política e educacional) a partir dos grandes pensadores, trabalhados articuladamente à história de vida, de formação e de inserção social de cada participante

Inicialmente, as atividades previstas neste projeto se justificam pelo fato de fazer com que os muros da universidade se abram e passem a interagir com as necessidades específicas dos profissionais da educação, refletindo sobre atividades educativas e formativas voltadas para as camadas populares e menos favorecidas, com ênfase na Baixada Fluminense. Ao trazer os embates e dificuldades desse profissionais (das redes municipais e de movimentos sociais em geral) para dentro da Universidade, o ambiente acadêmico é desafiado a se posicionar, política e socialmente, sobre o papel da Universidade pública na sociedade brasileira e na Baixada Fluminense, ou seja, que tipo de conhecimento científico tem sido produzido, por quem e com que sentido? Assim sendo, o impacto de tal projeto se destaca em diferentes âmbitos:

a) na produção de conhecimento acerca dos problemas da educação em geral e do ato educativo, assim como as políticas públicas de educação em curso, tendo como ferramenta de entendimento da realidade, o método e a teoria crítica;
b) no processo de formação dos estudantes de licenciatura que, além de tomarem conhecimento de uma realidade social muitas vezes desconhecida, são levados a vivenciar na contraditória vida social, métodos e conhecimentos científicos só estudados nos livros;
c) e no que se refere aos educadores e profissionais da educação em geral, dentre os ganhos obtidos, destaca-se a construção de uma formação fortalecida no plano teórico fundamental nos enfrentamentos da realidade social.

Ou seja, via uma articulação orgânica da dialética “teoria e prática”, o projeto propicia o aprendizado de uma leitura crítica da realidade em sua totalidade (econômica, política e social) que além de formar indivíduos críticos que se entendem como sujeitos históricos, fortalece a luta política e os embates sociais em geral.

Nossos objetivos

Aprofundar a formação de educadores e profissionais da educação em geral, tendo como objeto de estudo central a educação, o trabalho educativo e formativo assim como as políticas públicas em curso no âmbito global e no país – tendo como ferramenta de análise o método e a teoria crítica, sua concepção, princípios e possibilidades de aplicação na compreensão dos fenômenos humanos e sociais em geral.

Objetivos específicos

a) formar, em distintos graus de aprofundamento, educadores, profissionais da educação e/ou quadros de movimentos sociais tendo em vista o entendimento dos problemas presentes no campo da
educação e de suas políticas públicas – conjuntura mundial e brasileira totalidade, práxis, contradição, mediação, etc,);
b) desenvolver e produzir entendimento e conhecimento novo acerca do método e teoria crítica aplicados ao campo da educação e suas políticas públicas;

c) formar estudantes universitários na construção de conhecimento científico apoiado na abordagem crítica voltado ao alcance de um pensamento dialético e problematizador;
d) refletir sobre o atual papel das ações extencionistas na papel da FEBF-UERJ, unidade que impacta diretamente a Baixada Fluminense.

Nossa história

O presente projeto tem como fio condutor fundamental o conceito do “trabalho como princípio educativo” entendido como “a relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano.
Seu campo específico de discussão teórica é o materialismo histórico em que se parte do trabalho como produtor dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais, ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de formas de sociabilidade” (Marx, 1979 apud Ciavatta, 2009). Ao ter como referência tal concepção, o presente projeto privilegia a profícua relação ensino, pesquisa e extensão na construção de um conhecimento crítico e autônomo presente nos 3 universos educacionais e formativos a serem contemplados:

01) os educadores em geral (gestores e professores das redes municipais) que vem atuando na Baixada Fluminense;
02) profissionais da educação que atuam em movimentos sociais; e
03) os estudantes universitários da FEBF/UERJ em processo de formação acadêmica.

Para tanto serão desenvolvidas atividades diversas (grupos de estudo, cursos de extensão, oficinas temáticas, debates de filmes, etc.) envolvendo estudos e reflexões apoiadas na abordagem crítica, materializadas na leitura dos clássicos da teoria política (Marx, Lenin, Gramsci, Poulantzas, etc.) e da teoria crítica aplicada à educação (Manacorda, Saviani, Libâneo, Leher, etc). Levando em conta o envolvimento articulado desses profissionais da educação com a universidade, o projeto estará constantemente trabalhando a fundamental relação da totalidade (dimensão teórica e dimensão prática) necessária à problematização do contexto atual das relações educacionais e políticas da sociedade atual.
Dentre os resultados esperados, destaca-se a geração de um conhecimento orgânico gerado pelo aprofundamento articulado da dimensão teórica das práticas educacionais e políticas presentes no dia a dia desses profissionais, com o aprofundamento da dimensão empírica fundamental à possibilidade de geração de novas estratégias de atuação.

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